Em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira, dia 24 de julho, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) formalizou a instalação do Conselho Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Conagro) e deu posse aos seus membros. O evento foi presidido pelo secretário Wallison Tum na sede da Seagri, em Salvador.

O Conagro é um órgão governamental administrado pela Seagri e operacionalizado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Tem como objetivo desenvolver e fiscalizar as políticas de defesa agropecuária no estado. Na ocasião, 22 membros foram empossados, divididos igualmente entre titulares e suplentes, representando uma variedade de instituições de todas as esferas, incluindo o setor privado e os trabalhadores rurais.

Segundo o secretário Wallison Tum, o Conagro desempenha um papel fundamental ao assegurar colaboração nas iniciativas de prevenção, controle e erradicação de enfermidades e pragas que impactam a agropecuária baiana. “O conselho é vital para a proteção e promoção da saúde animal e vegetal, além de ser crucial para a preservação da qualidade dos produtos agropecuários do estado”, afirmou.

Paulo Sérgio Luz, diretor-geral da Adab, ressalta a importância histórica da instalação do Conagro, um marco aguardado pelo setor há 25 anos. “A liderança do secretário Tum foi decisiva para este avanço significativo na reestruturação da Adab. Estamos vivenciando uma era de progresso, marcada pela retomada da liderança da agência, que inclui a realização de concursos públicos, renovação de frota e equipamentos. O Conagro é a celebração desses esforços. Agora, nosso foco se volta para a discussão, elaboração e aprovação do Plano Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia”, declarou.

O Conagro é formado por representantes de diversas entidades, incluindo a Seagri, Adab, Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), de Meio Ambiente (Sema), da Saúde (Sesab), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), Federação da Indústria do Estado da Bahia (Fieb), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia (Fetag).

Texto: Ascom Seagri