O novo diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Maurício Bacelar, esteve na manhã desta segunda-feira (17) na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), com o secretário, Lucas Costa.

No encontro, o secretário fez uma apresentação geral do agronegócio na Bahia e das principais demandas e desafios do setor. A agência, que é vinculada à secretaria, é responsável pela defesa sanitária animal e vegetal, fiscalização e inspeção agropecuária no Estado.

O secretário falou sobre a importância da ADAB e garantiu total apoio da secretaria na gestão da autarquia para fortalecer o agronegócio. A atividade é fundamental para o desenvolvimento econômico da Bahia, responsável por cerca de 25% do Produto Interno Bruto, 23% da geração de emprego e 51% das exportações.

Bacelar, que também é agropecuarista, conheceu as políticas públicas definidas pela Seagri para a atividade agrícola e pecuária do Estado. Ele também se inteirou do apoio conquistado pelo secretário junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o reforço e fortalecimento da defesa agropecuária na Bahia e nos demais estados do Nordeste.

Após o alinhamento das metas e objetivos, a secretaria e a ADAB atuarão em parceria e em total sintonia com ações integradas para assegurar o desenvolvimento de todo o setor produtivo. “A defesa é fundamental para que haja segurança em toda a produção agropecuária do Estado. A secretaria garantirá o suporte necessário as soluções que visem a melhor eficiência de todas as ações que serão executadas pela agência”, assegurou Costa.

Engenheiro civil de formação, Maurício Bacelar também é produtor rural e afirmou o compromisso com a defesa e o status fitossanitário do setor no Estado.

Ele será empossado na próxima quarta-feira, 19, às 14h, no hall de entrada da sede da autarquia, em Ondina.