“O momento é de parceria”. Assim o secretário de Agricultura, João Carlos Oliveira, abriu a reunião com gestores municipais da mesma pasta na manhã desta terça-feira (07), em Salvador, para discutir a cadeia produtiva do leite entre outras pautas do setor. Na ocasião o secretário anunciou as tratativas para a retomada da implementação do Laboratório de Leite, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Campus Itapetinga e com parecer já favorável do Ministério da Agricultura.

Cerca de 30 secretários municipais de agricultura, representantes de prefeituras, laticínios, além de superintendentes do Banco do Nordeste acompanharam as discussões junto com o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária (Adab), Oziel Oliveira. Para o ele os municípios são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento da agropecuária baiana e precisam do apoio dos entes governamentais. “Pessoas moram, cultivam e geram renda nos municípios. Poder conversar com secretários municipais, entender os entraves e promover o estímulo à economia local é papel nosso também”, avaliou Oliveira, ressaltando que a Adab atua em muitas cidades com escritórios que funcionam dentro das prefeituras. “É nossa responsabilidade colocar um produto de qualidade na mesa, organizar as cadeias de produção e estabelecer estratégias de defesa animal e vegetal para nossa produção. E tudo isso só se constrói com parceiros”, enfatizou.

a

O secretário João Carlos Oliveira explicou a criação do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura como uma importante ferramenta para incrementar o segmento em todo o estado que tem 417 municípios, a maior área costeira do Brasil e três biomas muito bem definidos. “Cerca de 1/4 da economia da Bahia e 1/3 da geração de empregos é oriundo da agricultura. Daí estabelecermos um papel fundamental deste Fórum que é refletir e valorizar a importância da agricultura para cada município”, disse o secretário, lembrando que o setor foi o menos afetado durante a pandemia.

a    a

Ascom Adab. 07/12/2021