Em uma ação compartilhada a Secretaria da Agricultura por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim que firmaram um Termo de Cooperação Técnica para o treinamento de açougueiros que irão trabalhar no Entreposto Frigorífico Modular do município e no Mercado Municipal. Colaboradores da Vigilância Sanitária de Senhor do Bonfim, responsáveis pela fiscalização da unidade modular, também participarão do treinamento que começa hoje (26), visando apresentar aos profissionais as normas técnicas e legislação higiênico-sanitária para estabelecimentos, com ênfase em Boas Práticas de Manipulação, Higiene Pessoal e dos utensílios.

Este treinamento já havia sido agendado pelas instituições desde julho deste ano quando ficou determinado o modelo de gestão do Entreposto da cidade. A unidade será gerenciada pela Prefeitura de Senhor do Bonfim, tendo a fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal e supervisão da Adab.

As plantas dos entrepostos criadas pela Adab são estruturas modulares dotadas de equipamentos em aço inox, onde serão feitas as desossas, separando os cortes de carne. Depois de passar pelo entreposto, a carne é levada aos balcões frigoríficos e mercados municipais para comercialização. O projeto para a construção dos Entrepostos Frigoríficos Modulares, elaborado pela Seagri por meio da Adab está sendo implantado inicialmente em Igaporã, Uruçuca, Esplanada, Araçás, Boa Vista do Tupim, Mundo Novo, Wenceslau Guimarães, Senhor do Bonfim, Barra do Choça, Tapiramutá, Uauá, Salina das Margaridas e Luis Eduardo Magalhães.

Ascom / Adab