A diretoria da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) esteve reunida com os coordenadores regionais e gerentes administrativos, distribuídos em todo estado, para discutir metas, alinhar ações, procedimentos e buscar soluções para os principais desafios da Agência. O evento aconteceu na quarta e quinta-feira, 31 de agosto e 01 de setembro, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-Ba), em Salvador.

Durante a abertura o ‘novo’ diretor-geral Marco Vargas esclareceu que a sua gestão será transparente e compartilhada, pois todas as decisões serão tomadas em colegiado. “Temos que promover a aproximação dos profissionais da ADAB como um todo, criando procedimentos de trabalho eficazes para a Agência em cada coordenadoria”, iniciou Vargas, ressaltando que ainda este ano vai visitar todas as coordenadorias regionais, agendas para este mês: Vitória da Conquista, Jequié, Itapetinga e Itabuna.

Os diretores técnicos de Sanidade Animal, Vegetal e de Inspeção de Produtos Agropecuários, Rui Leal, Armando Sá e Willadesmon Silva, concordaram deste momento ser importante para o andamento das ações de Defesa Agropecuária ‘na ponta’, diante da nova equipe de gestores presentes. Eles apresentaram as prioridades de cada área para os 15 coordenadores, onde apenas 5 compõem a ADAB desde antes de 2105.

A equipe reunida pode acompanhar uma palestra motivacional ministrada pela coordenadora de Planejamento Estratégico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Valéria Peruna. “Este momento aqui é único, pois dá a oportunidade dos que estão na ponta, em contato com o público alvo, ouvir e serem ouvidos. Sabem quantos órgãos públicos param para discutir quem somos, o que queremos e como vamos resolver? Poucos”, disse Valéria, parabenizando a iniciativa. “Diante da crise econômica, vocês precisam reconstruir a Defesa Agropecuária pensando no povo baiano”, concluiu.

O diretor Administrativo e Financeiro, Cláudio Lima, reforçou sobre a necessidade de alinhamento das atividades administrativas, diante do período de contingenciamento, para respaldar a atividade no campo. Ele entregou o ‘Manual Básico para Procedimentos Administrativos’ para ser lido por cada servidor, principalmente os novos, como forma deles entenderem como funciona internamente a Agência. Cláudio também apresentou soluções para os veículos inservíveis e aquisição de novos, bem como a necessidade de otimização de recursos financeiros e humanos.

Durante todos os dois dias foram discutidos temas para delinear as estratégias de trabalho e a melhoria do serviço de defesa agropecuária, como os Indicadores, Aperfeiçoamento do Sistema de Diárias, Agilidade nas respostas à Ouvidoria, Deliberações da Assessoria Jurídica e as Diretrizes de Comunicação.

02/09/2016
Amanda Almeida