A importância dos serviços veterinários, indicadores e avanços foram analisados na manhã de ontem (2) pela Superintendência Federal da Agricultura na Bahia (SFA-Ba), pela Secretaria da Agricultura (Seagri) e pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). No encontro a SFA-Ba apresentou o Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento da Qualidade dos Serviços Veterinários Oficiais – Quali-SV.

 

Acompanhado pelo superintendente, Nilo Ferreira, pelo secretário de Agricultura, João Carlos Oliveira e técnicos dos três órgãos, o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira, destacou a relevância da defesa agropecuária para a garantia da qualidade sanitária dos produtos. “Ao estabelecer critérios, métodos e indicadores para a defesa agropecuária, estamos aprimorando as atividades do segmento. Para isso é preciso sistematizar o processo de avaliação do serviço veterinário, buscando promover melhorias e garantir padrões de qualidade satisfatórios dos procedimentos e controles”, enfatizou Oliveira.

 

Nesse sentido o diretor defende que as instituições devem desenvolver trabalhos baseados no monitoramento contínuo de indicadores, auditorias, registros e acompanhamento de ações. “Enquanto parceiros nós temos que trabalhar unidos em prol do patrimônio agropecuário da Bahia. Precisamos, portanto, falar a mesma linguagem, estabelecendo os mecanismos que melhor se adequam à realidade baiana”, disse o diretor geral, lembrando que os desafios sanitários e comerciais que se apresentam na atualidade exigem avanços dos Serviços Veterinários Oficiais.

 

“Vivemos em um Estado de grandes dimensões, com bastante diversidade nos aspectos ambientais, produtivos, econômicos, socioculturais e políticos e isso aumenta a dificuldade na gestão e na manutenção de padrões de qualidade”, ponderou Oliveira. “Exatamente por isso, nossa função é proteger a saúde pública, a saúde animal e o meio ambiente”, completou. E na Bahia, a Adab é a entidade com participação decisiva em garantir e certificar que os produtos comercializados são adequados para o consumo humano e não constituem risco para a saúde animal ou ao ambiente. “Temos um corpo técnico de excelência, todos aptos a dar essas garantias e em busca da gestão da qualidade desses serviços que representam componente fundamental para a manutenção e para os avanços necessários ao setor”, finalizou o diretor geral.

 

 

Ascom Adab 03/09/2021

Tel. (71) 99948-8385 / 3194-2044