A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), sob a coordenação técnica do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), concluiu o 3º Ciclo do Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos e não constatou a presença da Peste Suína Clássica (PSC) nas 1.062 amostras de sangue colhidas de suínos de 127 propriedades, distribuídas em 74 municípios do interior do estado.

A Bahia detém o status internacional de estado livre da doença, desde 2016, com a garantia da sanidade do rebanho, alavancando o desenvolvimento da suinocultura baiana, com oportunidades de abertura de mercados para exportação, consumo doméstico, desenvolvimento da cadeia produtiva e garantia da segurança alimentar.

As amostras coletadas por equipes da Adab para realização de exames para comprovar a inexistência de circulação viral foram encaminhadas ao Laboratório de Defesa Animal da Adab (Ladesa), em Salvador, e ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Pedro Leopoldo (MG). “A meta é manter a vigilância ativa e identificar animais com suspeita de doenças hemorrágicas de suínos”, explicou o coordenador do Programa de Sanidade dos Suínos da Adab, Rui Leal.

Já na vigilância clínica, os 32.706 suínos vistoriados também não apresentaram sintomatologia para a Síndrome Reprodutiva e Respiratória de Suíno (PRRS).

O 4º ciclo do Plano Integrado de Vigilância de Doenças de Suínos está previsto para ter início no mês de outubro próximo e a conclusão em junho de 2025. O programa prevê vigilâncias sorológicas e clínicas de suínos em estabelecimentos de criação, em abatedouros, além da vigilância em animais asselvajados, javalis e seus cruzamentos em vida livre.

Peste Suína Clássica (PSC)

Doença causada por um vírus, caracterizada por ser altamente contagiosa, sem tratamento e cura. A Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) considera uma enfermidade de notificação compulsória.