Do total de 4.976.226 milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses existentes no Estado, 97,12% foram vacinados contra a febre aftosa na Bahia. O resultado foi divulgado hoje (10) pela Secretaria da Agricultura através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Na Zona de Proteção, onde a vacina foi aplicada em todos os animais, o índice alcançou 96,87% na etapa de novembro de 2011. Em todo o Estado o rebanho estimado é de 11.324.397 milhões de cabeças.

“Os índices estão bem acima dos 90% exigidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para estados livres de febre aftosa com vacinação”, esclarece o Secretário da Agricultura, Eduardo Salles. “Isso mostra o comprometimento do Estado com a defesa agropecuária e dos criadores em colaborar com o desenvolvimento do setor”.

Os destaques da etapa de novembro foram as Coordenadorias Regionais de Irecê (99,26%), Itapetinga (99,14%) e Itaberaba (99,11%). Para diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, as atividades para garantir a sanidade do rebanho baiano vem sendo consolidadas a cada ano pelo Governo e pelos criadores que já entendem a defesa agropecuária como uma política pública. “Por isso as nossas ações, aliadas ao processo de modernização da pecuária, estão dando resultados positivos e superando os desafios do setor”, disse o diretor.

“Chegamos a esses resultados com o fundamental apoio de instituições parceiras, compartilhando ações e incentivando o aprimoramento das atividades de defesa para o alcance dos índices expressivos de vacinação dos animais na Bahia”, acrescenta o Diretor de Defesa Animal, Rui Leal, lembrando que a Campanha Contra a Febre Aftosa na Bahia reflete o esforço conjunto de criadores, associações, sindicatos, Governo Estadual, Federação da Agricultura do Estado da Bahia, Superintendência Federal da Agricultura na Bahia/Mapa. “Os intensos trabalhos em todo o território baiano promoveram medidas de conscientização dos produtores e as atividades de educação sanitária realizadas nos municípios também estão contribuindo positivamente para colocar a Bahia em posição de destaque no cenário agropecuário nacional”, avalia o presidente da Faeb João Martins. “Os criadores do Estado estão atendendo de prontidão aos procedimentos da vacinação e declaração e, por isso, os resultados aumentam a cada etapa de vacinação da campanha”.

Dentre as medidas desenvolvidas para consolidar o aumento gradativo dos índices vacinais nos últimos três anos, a Adab tem promovido uma intensa reestruturação do sistema de atenção veterinária, principalmente do trânsito de animais e da vigilância ativa das propriedades, propiciando maior segurança aos serviços oferecidos ao produtor. A implantação da Guia de Trânsito Animal (GTA) Eletrônica, a aquisição do Sistema de Defesa Agropecuária e a implantação do Sistema de Monitoramento Via Satélite (AdabSat) são outros fatores possibilitam a qualidade das atividades dos técnicos da Adab no campo e a segurança das informações da base cadastral.

Ascom / Adab