Este segundo encontro aconteceu para despertar o interesse dos caprinocultores e laticinistas de Senhor do Bonfim, acelerando o processo de adesão ao Projeto. Idealizado pela Secretaria da Agricultura do Estado (SEAGRI), o programa busca organizar e profissionalizar a caprinocultura de leite no Estado, promovendo a inclusão dos pequenos e médios produtores e fomentando a agregação de valor ao produto, através da agroindustrialização, com produção especializada de queijos finos de leite de cabra.
“Os queijos foram fabricados em um laticínio certificado pela ADAB, devidamente embalados, e levam o selo Meu Sertão. Temos assim o fortalecimento da parceria entre pequeno produtor e indústria, produzindo e colocando no mercado alimentos seguros, de qualidade e com alto valor agregado”, ressaltou Vargas, mostrando que a sanidade animal e a inspeção de produtos de origem agropecuária foram a base para o desenvolvimento sustentável do projeto.
Vargas ainda explicou que os produtos fabricados pelos laticínios, que já possuem SIE (estabelecimentos com inspeção estadual), só podem ser comercializados no estado e, aderindo ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), tornam-se aptos a ser vendidos para outros estados. “E, com as chuvas que caem na região, os criadores e laticinistas estão entusiasmados, motivados, para promover a caprinocultura de leite e, consequentemente, a produção de queijo na região”, disse Marco Vargas.
O evento aconteceu entre os dias 7 e 14 de julho, no Parque de Exposições Dr. Aníbal Gonçalves, região norte da Bahia, com a realização da 3ª Feira de Negócios e o 4ª Leilão Raízes do Leite. A EXPOBONFIM é realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais e traz como principais atrações os lançamentos como produtos agrícolas, máquinas, veículos, artesanatos, venda de animais em leilões, vendas diretas em currais e argolas e atrações musicais.
15/07/2016
Amanda Almeida - Assessora de Comunicação
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Tel/Fax: 71. 3116-8461