A ADAB desenvolve um Programa de Educação Sanitária, cujo objetivo é promover práticas sustentáveis por meio de ações formativas, informativas e de sensibilização, ampliando a conscientização pública quanto à importância da defesa agropecuária, para uma mudança de atitudes de um sujeito passivo, para um sujeito ativo que é multiplicador e fiscalizador.
Além disso, promove mudanças de paradigmas e adoção de novas condutas, no segmento da defesa agropecuária, por meio de um processo ativo e contínuo, visando melhorar as condições diretas e indiretas do indivíduo, de sua família, da comunidade e do meio ambiente, elevando o padrão zoofitossanitário do Estado da Bahia.
Para alcançar esse objetivo, a Agência criou a Coordenação de Educação Sanitária, com Sede em Salvador, para desenvolver, executar, acompanhar e avaliar atividades e projetos educativos desenvolvidos pela ADAB.
Quer conhecer o Programa de Educação Sanitária completo? Clique abaixo.
ADAB na Escola: formando jovens sanitaristas
A ADAB implantou o projeto educativo nas escolas, com o objetivo de produzir junto às gerações futuras, mudanças de comportamento em relação à saúde agropecuária, criando novos agentes de mudança no seio das famílias, da comunidade escolar, e assim, envolvendo e engajando a sociedade na política de defesa agropecuária.
Os temas relacionados à saúde animal e vegetal são inseridos no ambiente escolar do Ensino Fundamental I dentro do marco da interdisciplinaridade, com conteúdos e atividades didáticas, dentro e fora das escolas.
O principal tema abordado na fase inicial do Projeto foi a erradicação e prevenção da Febre Aftosa no País, doença de maior impacto social e econômico no mundo, causada por um vírus que acomete os bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos. Com os avanços alcançados contra a Febre Aftosa, outras doenças foram sendo incorporadas ao Projeto, com destaque para aquelas que oferecem graves riscos à saúde pública, como a Raiva dos Herbívoros, a Brucelose e a Tuberculose Bovina.
Mas o Projeto ADAB na Escola aborda também a prevenção e o controle de pragas dos vegetais que ameaçam a agricultura baiana, e o uso correto e seguro de agrotóxicos, medidas de grande importância social, econômica e ambiental. Além disso, a inserção de conteúdos relativos a inspeção de produtos agropecuários, busca incrementar o consumo de produtos inspecionados, melhorando assim a segurança alimentar.
Entre os anos de 2012 a 2022, já foram capacitados 1.027 professores distribuídos em 455 Escolas Municipais e formados 18.559 alunos jovens sanitaristas, em 39 municípios baianos.
Projeto Adab na Escola
Materiais Educativos
Defesa Animal
- BRUCELOSE
- RAIVA DOS HERBÍVOROS
- PANFLETO O QUE É INFLUENZA AVIÁRIA
- FEBRE AFTOSA
- INFORMATIVO INFLUENZA PARA AGENTES DE POLÍCIA AMBIENTAL
- INFORMATIVO INFLUENZA PARA MÉDICOS VETERINÁRIOS
- CARTILHA INVESTIGAÇÃO E CONTENÇÃO DE FOCO PARA INFLUENZA AVIÁRIA
- CARTILHA CRIANDO GALINHA COM SAÚDE
Defesa Vegetal
- BICUDO DO ALGODÃO
- COCHONILHA DO CARMIM
- MONILÍASE DO CACAUEIRO
- PRAGA DOS CITROS
- VIGILÂNCIA A MONILÍASE
- LIVRETO DE IDENTIFICAÇÃO MONILÍASE
- ALERTA E BIOSSEGURANÇA PARA A MONILÍASE
- CARTILHA MONILÍASE DO CACAUEIRO
- PANFLETO CITROS
- PANFLETO MAMÃO
- PANFLETO SOJA
- PANFLETO ALGODÃO
- PANFLETO_BANANA
- PANFLETO_MOSCA-DAS-FRUTAS
- PANFLETO_MOSCA-DA-CARAMBOLA
- PANFLETO_CACAU
Inspeção Sanitária
Mostrar em outra janelaFormulários
- Lista de Presença - Eventos
- Entrevista em Jornal
- Contato Interpessoal Revendedores
- Contato Interpessoal
- Lista de Presença - ADAB na Escola
- Lista de Presença
- Declaração de Veiculação de jingle em Programa de rádio
- Declaração de Veiculação em carro de som
- Declaração de Participação em Veículo de Comunicação